quinta-feira, 6 de maio de 2010

Aula Araraquara: Psicologia e Catequese

4. PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

COMO VIVER EM SOCIEDADE?

FATORES HEREDITÁRIOS (DNA)

ARQUÉTIPOS (ESFERA PSÍQUICA)

EXPERIÊNCIA COM OUTRAS PESSOAS DA SOCIEDADE

(1º GRUPO SOCIAL = FAMILIA)

EXPERIÊNCIA

MODIFICAÇÃO DO COMPORTAMENTO

MODIFICAÇÃO DA ESTRUTURA DE PENSAMENTO

ALTERAÇÕES EMOCIONAIS


MATURAÇÕES BIOLÓGICAS

FATORES PSICOLÓGICOS

EXPERIÊNCIAS ANTERIORES

APRENDIZAGEM DEPENDE

MATURAÇÕES BIOLÓGICAS

SISTEMA NERVOSO

ÓRGÃOS DOS SENTIDOS

MÚSCULOS

GLÂNDULAS

FATORES PSIQUICOS

MATURAÇÃO PSÍQUICA

AUTO CONCEITO POSITIVO

CONFIANÇA EM SUA PROPRIA CAPACIDADE DE APRENDER

AUSÊNCIA DE CONFLITOS EMOCIONAIS PERTURBADORES

EXPERIÊNCIAS ANTERIORES

HABILIDADES E CONCEITOS APRENDIDOS ANTERIORMENTE

APRENDIZAGEM É UM PROCESSO

DINÂMICO

CONTÍNUO

GLOBAL

PESSOAL

GRADATIVO

CUMULATIVO

Aprendizagem é uma mudança no estado interno do indivíduo, que é inferida de uma melhora relativamente permanente no desempenho como resultado da prática.

(Rosângela Pires dos Santos – Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem – Course Pack iEditora – São Paulo- p13)

4.1 ALGUMAS TEORIAS DA APRENDIZAGEM

PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL

SER HUMANO APRENDE COM O AMBIENTE (CONDICIONADO POR ELE)

FATORES OBETIVOS: COMPORTAMENTO OBSERVÁVEL

NENHUMA IMPORTÂNCIA À MENTE

COMPORTAMENTO CONDICIONADO PELAS SUAS CONSEQUENCIAS

APRENDIZAGEM POR ENSAIO E ERRO

APRENDIZAGEM POR MODELAÇÃO (imitação)

APRENDIZAGEM POR MODELAGEM (aprende-se um passo por vez)

PSICOLOGIA COGNITIVA

APRENDIZAGEM VINCULADA AOS PROBLEMAS PRÁTICOS DA VIDA COTIDIANA (JOHN DEWEY)

PROBLEMA

VERIFICAÇÃO DA HIPÓTESE

SELECIONAR HIPÓTESE

ESCLARECIMENTO

HIPÓTESES MAIS PROVÁVEIS

TORNAR-SE CIENTE

GENERALIZAÇÃO

PSICOLOGIAS: FENOMENOLÓGICA, JUNGUIANA e HUMANISTA

- SIGNIFICÂNCIA DO QUE SE É APRENDIDO

- SER HUMANO APRENDE NATURALMENTE

- MATERIAL QUE SE APRENDE TEM QUE ESTAR VINCULADO A

EXPERIÊNCIA DO INDIVÍDUO

- OPORTUNIDADE DE PENSAMENTO AUTÔNOMO E CLIMA DE DIÁLOGO

- RESPEITO AO RITMO PESSOAL DE CADA UM

- OPORTUNIDADE DE UTILIZAR O POTENCIAL EXISTENTE EM TODOS

- CONCRETIZAR SUAS PRÓPRIAS POTENCIALIDADES SEM PODÁ-LOS EM

UMA CAMISA DE FORÇA PRENDENDO À COMPETIÇÃO E AO RÍGIDO

SISTEMA DE NOTAS

INTERACIONISMO INDIVÍDUO COM O AMBIENTE (PIAGET E OS ESTÁGIOS)

- LEVAR EM CONTA OS ESTÁGIOS EM QUE SE ENCONTRA O INDIVÍDUO

- APRENDIZAGEM SE DÁ EM INTERAÇÃO INDIVÍDUO x AMBIENTE

- SER HUMANO CONSTRUTOR DE IDÉIAS

- EDUCADOR COMO MEDIADOR

- ASSIMILAÇÃO, ACOMODAÇÃO E EQUILÍBRIO

5. ATITUDES DO EDUCADOR

SEGUNDO CARL ROGERS:

ACEITAÇÃO INCONDICIONAL POSITIVA

ESCUTA

EMPATIA

CONGRUÊNCIA

6. MÉTODOS

Método Dedutivo - parte do geral para o caso concreto (dedução)

Método Indutivo - parte do conhecimento concreto para concluir leis gerais (indução)

Método Comparativo - compara duas realidades ou fatos e descobre as semelhanças e as

diferenças

Metodologia de Jesus:

A "escuta'' da realidade de cada pessoa, e o ''questionamento" que levam à reflexão e à formação da consciência crítica, apresentam Jesus como um grande pedagogo.

Na sua vida pública Jesus:

• Educa a todos de maneira pessoal;

• Transmite uma experiência de comunidade com o relacionamento particular com os 12 apóstolos;

• Educa para a oração a partir de sua própria experiência de oração, motivando os apóstolos à vida de oração simples e verdadeira;

• Apela à conversão, questionando e interpelando as pessoas, porém respeitando a liberdade de cada uma.

Então o catequista:

- explicita a mensagem, mas sempre muito fiel às fontes da revelação e da liturgia

- é educador respeitoso, atento aos ensinamentos reais e das concretas capacidades dos

educandos

- usa mais a psicologia e já torna a catequese mais atraente

- parte do concreto para o abstrato

- aplica o método à vida e com síntese

E o catequizando:

- não é somente um recitador de conceitos e fórmulas, mas participa

- sente respeito pelos seus interesses, gostos, carismas, inclinações pessoais


7. LIVROS INDICADOS

Psicologias” – Anna Bock

Tornar-se pessoa” – Carl Rogers

Em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração” – Viktor Frankl

Fábio Aurélio Guzzi / fone: (16) 9136-4833 / e-mail: aurelio_guzzi@yahoo.com.br

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