4. PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
COMO VIVER EM SOCIEDADE?
• FATORES HEREDITÁRIOS (DNA)
• ARQUÉTIPOS (ESFERA PSÍQUICA)
• EXPERIÊNCIA COM OUTRAS PESSOAS DA SOCIEDADE
(1º GRUPO SOCIAL = FAMILIA)
EXPERIÊNCIA MODIFICAÇÃO DO COMPORTAMENTO MODIFICAÇÃO DA ESTRUTURA DE PENSAMENTO ALTERAÇÕES EMOCIONAIS
MATURAÇÕES BIOLÓGICAS FATORES PSICOLÓGICOS EXPERIÊNCIAS ANTERIORES
APRENDIZAGEM DEPENDE
MATURAÇÕES BIOLÓGICAS
SISTEMA NERVOSO
ÓRGÃOS DOS SENTIDOS
MÚSCULOS
GLÂNDULAS
FATORES PSIQUICOS
MATURAÇÃO PSÍQUICA
AUTO CONCEITO POSITIVO
CONFIANÇA
AUSÊNCIA DE CONFLITOS EMOCIONAIS PERTURBADORES
EXPERIÊNCIAS ANTERIORES
HABILIDADES E CONCEITOS APRENDIDOS ANTERIORMENTE
APRENDIZAGEM É UM PROCESSO
DINÂMICO
CONTÍNUO
GLOBAL
PESSOAL
GRADATIVO
CUMULATIVO
Aprendizagem é uma mudança no estado interno do indivíduo, que é inferida de uma melhora relativamente permanente no desempenho como resultado da prática.
(Rosângela Pires dos Santos – Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem – Course Pack iEditora – São Paulo- p13)
4.1 ALGUMAS TEORIAS DA APRENDIZAGEM
PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL
• SER HUMANO APRENDE COM O AMBIENTE (CONDICIONADO POR ELE)
• FATORES OBETIVOS: COMPORTAMENTO OBSERVÁVEL
• NENHUMA IMPORTÂNCIA À MENTE
• COMPORTAMENTO CONDICIONADO PELAS SUAS CONSEQUENCIAS
• APRENDIZAGEM POR ENSAIO E ERRO
• APRENDIZAGEM POR MODELAÇÃO (imitação)
• APRENDIZAGEM POR MODELAGEM (aprende-se um passo por vez)
PSICOLOGIA COGNITIVA
• APRENDIZAGEM VINCULADA AOS PROBLEMAS PRÁTICOS DA VIDA COTIDIANA (JOHN DEWEY)
PROBLEMA VERIFICAÇÃO DA HIPÓTESE SELECIONAR HIPÓTESE ESCLARECIMENTO HIPÓTESES MAIS PROVÁVEIS TORNAR-SE CIENTE GENERALIZAÇÃO
PSICOLOGIAS: FENOMENOLÓGICA, JUNGUIANA e HUMANISTA
- SIGNIFICÂNCIA DO QUE SE É APRENDIDO
- SER HUMANO APRENDE NATURALMENTE
- MATERIAL QUE SE APRENDE TEM QUE ESTAR VINCULADO A
EXPERIÊNCIA DO INDIVÍDUO
- OPORTUNIDADE DE PENSAMENTO AUTÔNOMO E CLIMA DE DIÁLOGO
- RESPEITO AO RITMO PESSOAL DE CADA UM
- OPORTUNIDADE DE UTILIZAR O POTENCIAL EXISTENTE EM TODOS
- CONCRETIZAR SUAS PRÓPRIAS POTENCIALIDADES SEM PODÁ-LOS EM
UMA CAMISA DE FORÇA PRENDENDO À COMPETIÇÃO E AO RÍGIDO
SISTEMA DE NOTAS
INTERACIONISMO INDIVÍDUO COM O AMBIENTE (PIAGET E OS ESTÁGIOS)
- LEVAR
- APRENDIZAGEM SE DÁ
- SER HUMANO CONSTRUTOR DE IDÉIAS
- EDUCADOR COMO MEDIADOR
- ASSIMILAÇÃO, ACOMODAÇÃO E EQUILÍBRIO
5. ATITUDES DO EDUCADOR
SEGUNDO CARL ROGERS:
ACEITAÇÃO INCONDICIONAL POSITIVA
ESCUTA
EMPATIA
CONGRUÊNCIA
6. MÉTODOS
Método Dedutivo - parte do geral para o caso concreto (dedução)
Método Indutivo - parte do conhecimento concreto para concluir leis gerais (indução)
Método Comparativo - compara duas realidades ou fatos e descobre as semelhanças e as
diferenças
Metodologia de Jesus:
A "escuta'' da realidade de cada pessoa, e o ''questionamento" que levam à reflexão e à formação da consciência crítica, apresentam Jesus como um grande pedagogo.
Na sua vida pública Jesus:
• Educa a todos de maneira pessoal;
• Transmite uma experiência de comunidade com o relacionamento particular com os 12 apóstolos;
• Educa para a oração a partir de sua própria experiência de oração, motivando os apóstolos à vida de oração simples e verdadeira;
• Apela à conversão, questionando e interpelando as pessoas, porém respeitando a liberdade de cada uma.
Então o catequista:
- explicita a mensagem, mas sempre muito fiel às fontes da revelação e da liturgia
- é educador respeitoso, atento aos ensinamentos reais e das concretas capacidades dos
educandos
- usa mais a psicologia e já torna a catequese mais atraente
- parte do concreto para o abstrato
- aplica o método à vida e com síntese
E o catequizando:
- não é somente um recitador de conceitos e fórmulas, mas participa
- sente respeito pelos seus interesses, gostos, carismas, inclinações pessoais
7. LIVROS INDICADOS
• “Psicologias” – Anna Bock
• “Tornar-se pessoa” – Carl Rogers
• “Em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração” – Viktor Frankl
Fábio Aurélio Guzzi / fone: (16) 9136-4833 / e-mail: aurelio_guzzi@yahoo.com.br
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