4. PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
COMO VIVER EM SOCIEDADE?
• FATORES HEREDITÁRIOS (DNA)
• ARQUÉTIPOS (ESFERA PSÍQUICA)
• EXPERIÊNCIA COM OUTRAS PESSOAS DA SOCIEDADE
(1º GRUPO SOCIAL = FAMILIA)
EXPERIÊNCIA |
MODIFICAÇÃO DO COMPORTAMENTO MODIFICAÇÃO DA ESTRUTURA DE PENSAMENTO ALTERAÇÕES EMOCIONAIS |
MATURAÇÕES BIOLÓGICAS FATORES PSICOLÓGICOS EXPERIÊNCIAS ANTERIORES |
APRENDIZAGEM DEPENDE |
MATURAÇÕES BIOLÓGICAS
SISTEMA NERVOSO
ÓRGÃOS DOS SENTIDOS
MÚSCULOS
GLÂNDULAS
FATORES PSIQUICOS
MATURAÇÃO PSÍQUICA
AUTO CONCEITO POSITIVO
CONFIANÇA
AUSÊNCIA DE CONFLITOS EMOCIONAIS PERTURBADORES
EXPERIÊNCIAS ANTERIORES
HABILIDADES E CONCEITOS APRENDIDOS ANTERIORMENTE
APRENDIZAGEM É UM PROCESSO
DINÂMICO
CONTÍNUO
GLOBAL
PESSOAL
GRADATIVO
CUMULATIVO
Aprendizagem é uma mudança no estado interno do indivíduo, que é inferida de uma melhora relativamente permanente no desempenho como resultado da prática.
(Rosângela Pires dos Santos – Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem – Course Pack iEditora – São Paulo- p13)
4.1 ALGUMAS TEORIAS DA APRENDIZAGEM
PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL
• SER HUMANO APRENDE COM O AMBIENTE (CONDICIONADO POR ELE)
• FATORES OBETIVOS: COMPORTAMENTO OBSERVÁVEL
• NENHUMA IMPORTÂNCIA À MENTE
• COMPORTAMENTO CONDICIONADO PELAS SUAS CONSEQUENCIAS
• APRENDIZAGEM POR ENSAIO E ERRO
• APRENDIZAGEM POR MODELAÇÃO (imitação)
• APRENDIZAGEM POR MODELAGEM (aprende-se um passo por vez)
PSICOLOGIA COGNITIVA
• APRENDIZAGEM VINCULADA AOS PROBLEMAS PRÁTICOS DA VIDA COTIDIANA (JOHN DEWEY)
PROBLEMA |
VERIFICAÇÃO DA HIPÓTESE |
SELECIONAR HIPÓTESE |
ESCLARECIMENTO |
HIPÓTESES MAIS PROVÁVEIS |
TORNAR-SE CIENTE |
GENERALIZAÇÃO |
PSICOLOGIAS: FENOMENOLÓGICA, JUNGUIANA e HUMANISTA
- SIGNIFICÂNCIA DO QUE SE É APRENDIDO
- SER HUMANO APRENDE NATURALMENTE
- MATERIAL QUE SE APRENDE TEM QUE ESTAR VINCULADO A
EXPERIÊNCIA DO INDIVÍDUO
- OPORTUNIDADE DE PENSAMENTO AUTÔNOMO E CLIMA DE DIÁLOGO
- RESPEITO AO RITMO PESSOAL DE CADA UM
- OPORTUNIDADE DE UTILIZAR O POTENCIAL EXISTENTE EM TODOS
- CONCRETIZAR SUAS PRÓPRIAS POTENCIALIDADES SEM PODÁ-LOS EM
UMA CAMISA DE FORÇA PRENDENDO À COMPETIÇÃO E AO RÍGIDO
SISTEMA DE NOTAS
INTERACIONISMO INDIVÍDUO COM O AMBIENTE (PIAGET E OS ESTÁGIOS)
- LEVAR
- APRENDIZAGEM SE DÁ
- SER HUMANO CONSTRUTOR DE IDÉIAS
- EDUCADOR COMO MEDIADOR
- ASSIMILAÇÃO, ACOMODAÇÃO E EQUILÍBRIO
5. ATITUDES DO EDUCADOR
SEGUNDO CARL ROGERS:
ACEITAÇÃO INCONDICIONAL POSITIVA
ESCUTA
EMPATIA
CONGRUÊNCIA
6. MÉTODOS
Método Dedutivo - parte do geral para o caso concreto (dedução)
Método Indutivo - parte do conhecimento concreto para concluir leis gerais (indução)
Método Comparativo - compara duas realidades ou fatos e descobre as semelhanças e as
diferenças
Metodologia de Jesus:
A "escuta'' da realidade de cada pessoa, e o ''questionamento" que levam à reflexão e à formação da consciência crítica, apresentam Jesus como um grande pedagogo.
Na sua vida pública Jesus:
• Educa a todos de maneira pessoal;
• Transmite uma experiência de comunidade com o relacionamento particular com os 12 apóstolos;
• Educa para a oração a partir de sua própria experiência de oração, motivando os apóstolos à vida de oração simples e verdadeira;
• Apela à conversão, questionando e interpelando as pessoas, porém respeitando a liberdade de cada uma.
Então o catequista:
- explicita a mensagem, mas sempre muito fiel às fontes da revelação e da liturgia
- é educador respeitoso, atento aos ensinamentos reais e das concretas capacidades dos
educandos
- usa mais a psicologia e já torna a catequese mais atraente
- parte do concreto para o abstrato
- aplica o método à vida e com síntese
E o catequizando:
- não é somente um recitador de conceitos e fórmulas, mas participa
- sente respeito pelos seus interesses, gostos, carismas, inclinações pessoais
7. LIVROS INDICADOS
• “Psicologias” – Anna Bock
• “Tornar-se pessoa” – Carl Rogers
• “Em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração” – Viktor Frankl
Fábio Aurélio Guzzi / fone: (16) 9136-4833 / e-mail: aurelio_guzzi@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário